Educação e Tecnologia: fazendo a lição
Não estou falando, fique claro, das aulas de informática praticadas nesses laboratórios, que por si justificam o uso, mas das disciplinas mais comuns, como história, geografia, matemática e língua portuguesa, por exemplos.
Como os programas de aula integram-se ao uso de computadores ? De que forma preparam-se professores para tanto ? E os alunos, estão sendo preparados para o uso do meio de comunicação ou só para o uso do computador ? Talvez possamos começar a responder, através do conceito de uso responsável das novas tecnologias.
A Comissão Européia, através da European Schoolnet, que reúne os Ministérios de Educação de 28 países europeus, desenvolveram um portal na internet, o Teach Today, para ajudar os professores a ensinar os estudantes a fazer uso responsável das novas tecnologias, como informa o jornal espanhol El País.
O site, disponível por enquanto em somente cinco idiomas, oferece lições, casos práticos e materiais didáticos, e ainda, dispõe conhecimentos imprescindíveis para ensinar aos escolares como evitar os riscos relacionados ao uso das novas tecnologias, como por exemplo, o assédio virtual ou cyberbullying.
O educador que enxerga a necessidade da integração disciplina-tecnologia, deve encontrar no Teach Today um grande aliado.
Por falar nisso, o Grupo de Apoio Técnico à Inovação, do Governo do Estado de São Paulo, promoverá em junho próximo um encontro, dentro de seu tradicional ciclo de palestras de inovação, com o educador português José Pacheco, conhecido pela referência em educação inovadora, a Escola da Ponte. Mais adiante eu confirmarei a data e local.
Postei aqui há duas semanas sobre Madri oferecer conexão wireless nos ônibus e agora sai mais uma notícia de m-Gov em Málaga, cidade da região de Andaluzia, no extremo sul espanhol.
A Empresa Malagueña de Transportes acabou de aprovar o projeto-piloto e em breve estará lançando o novo serviço de bilhetagem realizado por celular, que além do pagamento, possibilita a comunicação por proximidade (Near Field Communication - NFC).
Com essa tecnologia, o cartão SIM do celular pode armazenar a informação do pagamento e ser lido por leitores eletrônicos instalados nas cabines dos coletivos, como mostra a foto deste post.
Para ficar mais claro, assista o vídeo abaixo.
fonte: www.claudiomotta.hpg.ig.com.br
Amanhã, dia 25 de abril, às 14 horas, estará sendo realizado na Cidade Universitária, em São Paulo, o seminário "O Desafio da Inovação no Brasil e as Estratégias de 7 Países". Nesse evento serão apresentados e comentados os resultados da pesquisa “MOBIT- Mobilização Brasileira para a Inovação”.
O estudo a ser apresentado amanhã compara as políticas industriais de base tecnológica nos Estados Unidos, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil.
Em um país, como o nosso, onde a preocupação com a inserção da economia na era do conhecimento ainda é muito tímida, eventos deste tipo são muito bem vindos, pois ampliam o espaço de discussão e reflexão sobre um tema estratégico, que irá definir que país queremos ser. Quanto mais a academia, o empresariado e o setor público estiverem atentos às importantes mudanças em curso no mundo, maior será a chance do Brasil em conseguir um dos escassos bilhetes para a viagem que poderá nos levar, soberanamente, ao século XXI.
Confira a programação do evento.
As inscrições devem ser feitas por este e-mail . Como as vagas no auditório são bastante limitadas, os interessados terão também a oportunidade de assistir ao evento ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo.
Este ciclo, que já se tornou uma referência nacional para o público interessado na discussão sobre o estado da arte em modernização do setor público, foi iniciado em 2006. Ele conta com a coordenação geral da SGP - Secretaria de Gestão Pública, da EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. e da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. São também parceiros destas apresentações, a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap.
À cada nova apresentação, mais funcionários públicos têm comparecido aos eventos, o que demonstra claramente o crescente interesse que a questão tem despertado. Em 2006, a média de público ficou em torno de 100 pessoas por evento, cifra esta que dobrou em 2007. A palestra inicial de 2008, “Inteligência Organizacional e Societal: Processos, Estruturas e Instituições”, proferida por Sergio Storch, Presidente do Pólo da SBGC em São Paulo, lotou o auditório.
Um dos pontos altos da apresentação foi a discussão sobre a Wikipédia, ainda desconhecida por muitos dos presentes. A enciclopédia livre da Internet, fundamentada na construção colaborativa não mandatória, é um dos mais eloqüentes exemplos da nova divisão do trabalho que vai se consolidando com o avanço da era do conhecimento e da sociedade em rede. A Wikipédia tem, hoje, alcance mundial, estando disponível em 257 idiomas ou dialetos. Ela abriga 7,5 milhões de artigos, dos quais 372 mil em língua portuguesa. O sítio da enciclopédia é, segundo o serviço de medição de audiência na internet Alexa, o quinto mais visitado no mundo.
O próximo evento do ciclo, “A Espiritualidade nas Organizações”, a ser proferido por Alexandre Caldini Neto, diretor Superintendente das Revistas Exame, Info e Você S.A. está programado para 16 de maio, das 9:00 às 12:00, no mesmo local. Chegue cedo.
Segundo o Cordis, a Europa quer tornar-se a economia baseada em conhecimento líder do mundo até 2010, o que requer pessoas para desenvolver competências em áreas-chave, como a educação, ciência e a tecnologia, para a construção efetiva de uma sociedade orientada pelo conhecimento.
Com esta proposta, a CE pretende promover atividades que ajudem as pessoas a desenvolver as suas competências relativamente à resolução de problemas e a aplicar os seus conhecimentos e idéias em situações reais. Além disso, visa a promoção da inovação social e empresarial.
A notícia foi dada pelo iGov Central, podendo ser acessada aqui no original (inglês).
Desta vez a empresa madrilenha é pioneira mundial - segundo a própria empresa - em oferecer acesso à internet em seus ônibus, com uso gratuito da rede wi-fi pelos passageiros.
A notícia saiu no El País, dando conta que o sistema funcionará como se cada ônibus fosse um hot spot e o passageiro, ao comprar o bilhete de passagem e receber a senha de acesso, poderá abrir seu portátil e navegar pela rede em alta velocidade.
A novidade deve estar disponível na capital espanhola até julho próximo. Olé!
Mais do que exemplos, a CE nos oferece modelos de desenvolvimento em governo eletrônico.
A começar pelo site da Europe's Information Society que, de cara, já oferece o conteúdo de cada página em versões para impressão, em áudio online ou em áudio para salvar, este bastante útil para levar no iPod.
Sob o tema de e-gov, o site traz a manchete-título do projeto "Putting citizens first", apresentando o conjunto de ações trans-européias de serviços públicos para o cidadão. É de encher os olhos, uma lógica concreta e interlaçada de projetos.
Tem um link para quatro projetos-exemplos que destacam iniciativas em mobile government, votação online, plataformas de gestão do conhecimento e serviços transacionais, e o HOPS um grandioso projeto em implantação, que automatiza os callcenters públicos por meio de portal de voz, web semântica e processamento de linguagem natural.
Agora o meu destaque vai mesmo para os vídeos que estão sendo produzidos pela CE, a fim de promover o e-gov. Em janeiro eu comentei aqui sobre os vídeos promocionais da Bélgica e da Coréia, mas os apresentados pelo eTEN Project são muito bons e cobrem vários segmentos do governo eletrônico.
Fica também a dica de um vídeo lançado este mês, com o título eGovernment: Better public services for everyone, que usa a linguagem gráfica semelhante ao South Park para divulgar um serviço eletrônico. Assista aqui.
E-Government Satisfaction Index, que mediu o índice de satisfação dos cidadãos americanos com o e-gov.