Em primeiro lugar, o cidadão

Enquanto o e-gov dos Estados Unidos sofre o desgaste da inércia, comentado no post anterior, vemos com satisfação a estratégia da Comunidade Européia para os serviços eletrônicos.
Mais do que exemplos, a CE nos oferece modelos de desenvolvimento em governo eletrônico.

A começar pelo site da Europe's Information Society que, de cara, já oferece o conteúdo de cada página em versões para impressão, em áudio online ou em áudio para salvar, este bastante útil para levar no iPod.

Sob o tema de e-gov, o site traz a manchete-título do projeto "Putting citizens first", apresentando o conjunto de ações trans-européias de serviços públicos para o cidadão. É de encher os olhos, uma lógica concreta e interlaçada de projetos.

Tem um link para quatro projetos-exemplos que destacam iniciativas em mobile government, votação online, plataformas de gestão do conhecimento e serviços transacionais, e o HOPS um grandioso projeto em implantação, que automatiza os callcenters públicos por meio de portal de voz, web semântica e processamento de linguagem natural.

Agora o meu destaque vai mesmo para os vídeos que estão sendo produzidos pela CE, a fim de promover o e-gov. Em janeiro eu comentei aqui sobre os vídeos promocionais da Bélgica e da Coréia, mas os apresentados pelo eTEN Project são muito bons e cobrem vários segmentos do governo eletrônico.

Fica também a dica de um vídeo lançado este mês, com o título eGovernment: Better public services for everyone, que usa a linguagem gráfica semelhante ao South Park para divulgar um serviço eletrônico. Assista aqui.

0 comentários: