No último domingo, dia 4 de março, a povo estoniano foi às urnas, como faz a cada quatro anos, para eleger o Riigikogu, nome dado ao Parlamento da Estônia, composto por 101 membros, que por sua vez elegem o novo presidente.
A novidade desta eleição é que pela primeira vez na história mundial, um país realiza seu pleito majoritário pela Internet. Dos 940 mil eleitores registrados, perto de 30 mil já teriam enviado seu voto por via eletrônica até a quarta-feira, dia 28.
Os eleitores puderam votar de casa ou do local de trabalho e utilizar computadores pessoais, porém utilizando a Carteira de Identidade Eletrônica, um documento nacional dotado de certificado digital como documento comprobatório de acesso à cédula eletrônica.
Esta nova forma de escrutínio foi bastante criticada por possibilitar que os eleitores sejam pressionados ao voto, uma vez que poderiam fazê-lo de qualquer lugar, inclusive ao lado de cabos eleitorais. Por isso, a lei eleitoral autoriza os estonianos que não quiserem votar online a fazê-lo do modo tradicional.
O site do governo da Estônia possui versão em inglês e com link para o Riigikogu, onde há mais informações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário