Celulares contra o crime

A Libéria é um país da África Ocidental, fronteiriço com Serra Leoa, Costa do Marfim e Guiné, com uma população estimada em três milhões de habitantes e com inúmeros problemas de violência, onde em algumas áreas a polícia apenas entra quando tem a proteção das forças da ONU.

O povo liberiano está recebendo do governo, a cada grupo de 40 habitantes da capital Monróvia, um aparelho celular que permite ligar gratuitamente para as forças policiais. O objetivo é tentar aumentar o número de denúncias e assim reduzir os níveis de criminalidade do país.

De acordo com a Associated Press os celulares vão ser distribuídos a indivíduos que são considerados os líderes destes bairros. Estes terão depois a responsabilidade de redistribuir os dispositivos por habitantes que trabalhem à noite ou vivam em pontos estratégicos onde possam ver e relatar os crimes.

As comunidades que reportarem mais crimes vão ter direito a compensações por parte do governo de um país assolado por uma guerra civil que durou entre 1989 e 2003 e vitimou cerca de 250 mil pessoas.

0 comentários: