Como construir uma Cidade Digital

Para suplementar os quatro posts que o JAC escreveu no início do mês sobre cidades digitais, indico a visita ao Guia das Cidades Digitais, um site engajado na defesa da banda larga como serviço de governo, apresentando as justificativas e vantagens de se criar cidades digitais em países em desenvolvimento.

De lá, retirei os principais benefícios dessas iniciativas:

Para o Governo
Modernização da administração pública, com a integração, via computador, de todas as entidades diretas e indiretas; integração das estruturas tributária, financeira e administrativa; aumento da arrecadação tributária; melhoria da fiscalização; acesso mais imediato às informações e serviços; comunicação via VoIP (voz sobre o protocolo de Internet).

Para a Cidadania
Instalação de telecentros a custos reduzidos; disseminação de terminais para consultas e reclamações por parte dos cidadãos; acesso à Internet para os cidadãos, produção de conhecimento.

Na Educação
Integração das escolas a outras instituições de pesquisa e ensino; laboratórios de informática; acesso a acervos de livros e documentos históricos; capacitação dos professores.

Na Saúde
Gestão integrada dos centros de assistência à saúde; interligação com serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil; uso de novas tecnologias, tais como videoconferência e telemedicina.

Em Segurança
Interligação via computadores de órgãos como as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros; instalação de câmeras de vigilância via Internet em pontos mais vulneráveis da cidade.

Na Economia
Acesso à Internet sem fio para pequenos empresários; comunicação mais barata com entidades de classe ou empresários de outra cidade/região através da Internet ou da telefonia VoIP; incentivo ao turismo.

No site existe também orientações de como construir uma cidade digital, com dicas de financiamento e um passo-a-passo para o desenvolvimento virtual. Há ainda uma área de compartilhamento de experiências, postadas através de formulário.

Acesse aqui o Guia.

1 comentários:

Renato Saldanha Lima disse...

Cheguei aqui pelo blog do Marcos Cavalcanti. Gostaria de deixar aqui os meus parabéns como também o endereço do meu blog que, mais específico, trata da inteligência no Poder Judiciário: http://inteligencia judiciaria.blogspot.com.

Até mais ver.