Cingapura e o m-Gov

A cidade-estado de Cingapura tem sido um modelo em inovação e excelência em e-governo. Desde 2004, quando comecei a acompanhar a evolução das ações de e-gov daquele país, me surpreendo com a determinação e velocidade com que implantam novos serviços públicos eletrônicos.

Começou com o e-citizen, portal de serviços ao cidadão, que inspirou tantos outros portais (inclusive o de São Paulo), na sua arquitetura por Life Events, explicado aqui pelo governo canadense, também pioneiro em sua utilização, e aqui na versão australiana que conheci esses dias.

Em seguida Cingapura implantou o myecitizen, uma espécie de CzRM online, que personaliza não somente o acesso mas também os serviços e informações do cidadão e cria um novo modelo de relacionamento com o governo.

Agora Cingapura novamente impressiona colocando 150 serviços públicos no celular, agrupados em 5 perfis e 17 categorias, que vão desde informações fiscais, sobre saúde e previsão do tempo, até notificações via SMS sobre renovação de passaporte ou chegada de novos livros na biblioteca, compra de passagem de ônibus/metrô e acompanhamento de processos da Suprema Corte.

Penso que aqueles que estão trabalhando com m-Gov já tem uma centena e meia de boas práticas.

0 comentários: