Parece que a Espanha está pisando no acelerador do setor de transportes públicos e inovação tecnológica.
Postei aqui há duas semanas sobre Madri oferecer conexão wireless nos ônibus e agora sai mais uma notícia de m-Gov em Málaga, cidade da região de Andaluzia, no extremo sul espanhol.
A Empresa Malagueña de Transportes acabou de aprovar o projeto-piloto e em breve estará lançando o novo serviço de bilhetagem realizado por celular, que além do pagamento, possibilita a comunicação por proximidade (Near Field Communication - NFC).
Com essa tecnologia, o cartão SIM do celular pode armazenar a informação do pagamento e ser lido por leitores eletrônicos instalados nas cabines dos coletivos, como mostra a foto deste post.
Para ficar mais claro, assista o vídeo abaixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Álvaro,
Mais uma excelente prática exposta por você.
No Brasil a Receita Federal vem utilizando as tecnologias para melhoria de seus processos e para com o relacionamento com a sociedade há anos. Já está falando em uma aplicação para tv digital mas não exploram a oportunidade de interagir com o contribuinte pelo celular.
Na Espanha a população desde 2004 pode enviar sua declaração anual de renda por telefone móvel. Mais detalhes (http://www.gobiernoelectronico.org/node/3518).
att,
Everson
Prezado Álvaro,
Compartilho com você e seus leitores um “Compendium of ICT Applications on e/m-Government” (http://www2.unpan.org/DPADM/AboutUs/OurWorkAreas/KnowledgeManagement/Publications/CompendiumonICTApplicationsonemGovernment/tabid/724/Default.aspx). Embora já tenha sido lançado há alguns meses acredito que possa agregar conhecimento aos pesquisadores de governo móvel.
att,
Everson
Postar um comentário