Além do elogiado modelo da programação infantil, com o Cocoricó, Rá Ti Bum e o Castelo, a TV Cultura apresenta, desde 1986, o melhor e mais importante programa de entrevistas de nosso país, o Roda Viva.
Agora a TV Cultura, em parceria com a FAPESP, dá mais um passo ao encontro da IPTV e TV Digital, oferecendo ao público de todo o Brasil e do mundo o Memória Roda Viva, pela internet.
De acordo com a apresentação, “os usuários têm acesso às transcrições integrais das entrevistas realizadas pelo Roda Viva nos últimos 21 anos, além de um vídeo do programa e verbetes explicativos. Mais de duzentas das principais entrevistas estarão disponíveis para consulta e pesquisa. Semanalmente serão inseridos outros programas, até que todos estejam no site.”
Os vídeos ainda não estão integralmente no site, mas considero já um presente inestimável à memória brasileira, não aquela confinada em museus ou nos burocráticos centros culturais e videotecas sem estrutura, mas esta entregue a estudantes, pesquisadores e toda a gente que se importa com este país, pelo seu mais moderno meio digital. Penso que nos planos do Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, o Memória Roda Viva uma vez totalmente digitalizado, migrará em breve para a programação da TV Digital daquela emissora.
Consulte aqui o acervo e para assistir ao programa ao vivo (segundas-feiras, 22h40) acesse por aqui.