Eis que chega a Roda Viva

Acredito que pouca coisa na tv brasileira tenha a credibilidade e a qualidade da TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta. Eles conseguem ser TV pública sem ser chata, produzir jornalismo imparcial, ser estatal sem cabides, sem ser chapa branca.

Além do elogiado modelo da programação infantil, com o Cocoricó, Rá Ti Bum e o Castelo, a TV Cultura apresenta, desde 1986, o melhor e mais importante programa de entrevistas de nosso país, o Roda Viva.

Agora a TV Cultura, em parceria com a FAPESP, dá mais um passo ao encontro da IPTV e TV Digital, oferecendo ao público de todo o Brasil e do mundo o Memória Roda Viva, pela internet.

De acordo com a apresentação, “os usuários têm acesso às transcrições integrais das entrevistas realizadas pelo Roda Viva nos últimos 21 anos, além de um vídeo do programa e verbetes explicativos. Mais de duzentas das principais entrevistas estarão disponíveis para consulta e pesquisa. Semanalmente serão inseridos outros programas, até que todos estejam no site.”

Os vídeos ainda não estão integralmente no site, mas considero já um presente inestimável à memória brasileira, não aquela confinada em museus ou nos burocráticos centros culturais e videotecas sem estrutura, mas esta entregue a estudantes, pesquisadores e toda a gente que se importa com este país, pelo seu mais moderno meio digital. Penso que nos planos do Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta, o Memória Roda Viva uma vez totalmente digitalizado, migrará em breve para a programação da TV Digital daquela emissora.

Consulte aqui o acervo e para assistir ao programa ao vivo (segundas-feiras, 22h40) acesse por aqui.

0 comentários: