Em abril deste ano, comentamos aqui que a Europa estava trazendo um novo modelo de governo eletrônico, apresentando um excelente plano de convergência de mídias, com uso intensivo e integrado de ferramentas web 2.0 e mobilidade, sob o lema "Putting citizens first". Lembro que na época também lamentávamos a situação do e-gov norte-americano, que sofria a estagnação.
Agora, com a alta expectativa gerada pela eleição do presidente Obama, estamos certos de que a demanda reprimida da inovação em governo já está se mexendo, no sentido de usar a internet e outras tecnologias para um governo aberto, interativo e conectado com o cidadão.
O Federal Web Manager Council, que é um grupo de interagências governamentais americanas, reunindo cerca de trinta especialistas em web do governo e outros 1500 web managers do setor público, acaba de publicar o paper "Putting Citizens First: Transforming Online Government". A coincidência do título americano com o slogan europeu fica por aí; de fato, o documento americano é uma proposta daqueles que ficaram desde o ano 2000 engessados em criatividade e inovação, devido ao inapto governo Bush, e que agora preparam uma retomada de princípios de serviços eletrônicos ao cidadão.
Um curto e rápido documento que está sendo entregue ao presidente eleito e que vale a leitura neste fim de ano. Resta-nos aguardar quando teremos também uma versão brasileira do citizen first.
Falando em fim de ano, coloco aqui o link para o nosso e-card de festas. Bom Natal aos nossos queridos leitores e grandes realizações em 2009.