É de fato um white paper, com a objetividade que o nosso tempo exige, sem contudo cometer leviandades de observação. Trata-se da segunda edição de uma pesquisa que tenta apurar o uso estratégico e operacional dessas ferramentas w2, com avaliação dos bons e maus resultados, algo que também chega a sugerir melhores decisões na escolha. Como por exemplo, a utilização de wikis que, segundo o relatório, tem maior sucesso quando utilizados em ambiente interno, na produção de conhecimento corporativo.
Faço destaque a três aspectos interessantes do estudo:
- na divisão entre mídias externas (external-facing) e internas (internal-facing), 70% das empresas pretendem empregar ou manter blogs para comunicação externa e 55% querem implantar redes sociais no ambiente interno;
- o crescimento do percentual de empresas que, neste ano, passaram a permitir que seus empregados usem as mídias sociais durante o expediente, de 37% em 2007 para 69% em 2008; e
- o uso de vídeo (Youtube, Vimeo e assemelhados) tem sido encarado, por 48% dos entrevistados, como a aplicação número um em boas práticas empresariais.
Esses números vão crescer, é claro, talvez a ponto de contagiar a administração pública. Continuo, até que me provem o contrário, pensando em governo 2.0 como parte da solução.
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