Eleições eletrônicas

Algumas semanas atrás postei aqui a notícia sobre as pioneiras eleições via internet feitas na Estônia. Na estréia da Isabel de Meiroz Dias neste blog, a nossa correspondente em Londres iniciou a discussão sobre e-democracy e governo local, indagando sobre a real participação popular nesse processo.

Agora a IFES - International Foundation for Election Systems, uma organização sem fins lucrativos e que há vinte anos trabalha para o desenvolvimento democrático no mundo, apresenta em seu portal o projeto The Electoral Challenges and Standards Project.


Trata de um estudo comparativo entre diferentes propostas administrativas presentes em vários países para permitir que os procesos eleitorais possam realizar-se através da internet. Cinco experts foram encarregados de avaliar cada um dos temas ( voto eletrônico, agentes de intervenção nos processos online e uso da rede, permissão de voto daqueles que estão no mesmo território, perfil dos limites e a economia dos grupos políticos ) através da perspectiva dos direitos humanos.


Há também o link direto para o documento Challenging the Norms and Standards of Election Administration.

0 comentários: